PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER CADASTRE-SE AQUI

CONTATO

(31) 3222-0259 WhatsApp (31) 99779-0727 mapa
Rua da Bahia, 1900, 4º andar, Lourdes, Belo Horizonte
WhatsApp (31) 98472-9814 mapa
Rua Desembargador Jorge Fontana, 428, 5º andar, Belvedere, Belo Horizonte
5 out 2014

Exercício físico: como protege da depressão?

O exercício físico tem efeitos muitos benéficos na saúde, incluindo a proteção da depressão induzida pelo stress. O estudo publicado na revista “Cell” constatou que a atividade física induz alterações na musculatura esquelética que pode purgar o sangue de uma substância que se acumula durante o stress e é prejudicial para o cérebro.

Já se sabia que a prática de exercício físico aumentava os níveis de PGC-1alfa1 na musculatura esquelética e que esta substância aumentava a massa muscular decorrente da prática de exercício. Neste estudo, os investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, utilizaram ratinhos com níveis elevados de PGC-1alfa1, e que apresentavam características de músculos bem treinados.
Estes ratinhos e os ratinhos inseridos no grupo de controle foram expostos a um ambiente stressante. Após cinco semanas, apenas os ratinhos normais desenvolveram comportamento depressivo. Inicialmente, os investigadores acreditavam que os músculos treinados produziam uma substância que tinha efeitos benéficos no cérebro. “Contudo, o que encontramos foi precisamente o contrário: os músculos bem treinados produziam uma enzima que purgava o organismo de substâncias nocivas. Assim neste contexto, a função muscular é reminiscente à do rim ou fígado” explicou, em comunicado de imprensa, o principal autor do estudo, Jorge Ruas.
O estudo apurou que os ratinhos com elevados níveis de PGC-1alfa nos músculos também apresentavam níveis elevados de enzimas conhecidas por KAT. Estas enzimas convertem uma substância formada durante o stress, a quinurenina, no ácido quinurênico que não é capaz de transpor a barreira sangue-cérebro.
A função exata da quinurenina ainda não é conhecida, mas níveis elevados desta substância podem ser encontrados em pacientes com doença mental. Verificou-se que a administração de quinurenina a animais inseridos no grupo de controle induzia um comportamento depressivo. Contudo, esta substância não afetou os ratinhos com elevados níveis de PGC-1alfa1. Na verdade, estes animais nunca apresentaram níveis elevados de quinurenina no sangue, uma vez que as enzimas KAT rapidamente a convertiam no ácido quinurênico, resultando assim, em um mecanismo protetor.
“Este estudo pode abrir portas para novos tratamentos farmacológicos da depressão, que poderiam ter por alvo a função músculo-esquelética em vez de afetarem o cérebro diretamente. O músculo parece ter um efeito desintoxicante que, quando ativado, pode proteger o cérebro de ataques e doenças mentais”, conclui o investigador.

 

ALERT Life Sciences Computing, S.A.