PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER CADASTRE-SE AQUI

CONTATO

(31) 3222-0259 WhatsApp (31) 99779-0727 mapa
Rua da Bahia, 1900, 4º andar, Lourdes, Belo Horizonte
WhatsApp (31) 98472-9814 mapa
Rua Desembargador Jorge Fontana, 428, 5º andar, Belvedere, Belo Horizonte
14 fev 2014

Controle do peso: dias da semana são determinantes

A maioria das pessoas perde peso durante a semana e ganha-o aos fins de semana. Contudo, o que diferencia um indivíduo magro de um com excesso de peso não é a quantidade de peso ganho ao fim de semana, mas o que é perdido durante a semana, sugere um estudo publicado na revista “Obesity Facts”.

Neste estudo os investigadores da Universidade de Cornel, nos EUA, em colaboração com o VTT Centro de Investigação Técnica e da Universidade de Tampere, na Finlândia, decidiram a analisar o efeito que os sete dias da semana tinha no peso, tendo para tal contado com a participação de 80 indivíduos.
Os participantes, que tinham idades compreendidas entre os 25 e os 62 anos, foram categorizados de acordo com as suas alterações no peso: os que perdiam, os que ganhavam e os que mantinham o peso.
Os indivíduos pesaram-se após terem acordado, antes de tomarem o pequeno-almoço. O período de acompanhamento variou entre 15 a 330 dias. O objetivo do estudo era observar se a flutuação do peso era dependente dos dias da semana.
O estudo apurou que de facto havia um padrão na flutuação do peso semanal, atingindo este valores mais elevados após o fim de semana (domingo e segunda). O peso diminuía ao longo da semana, atingindo os seus valores mais baixos à sexta-feira. Contudo, os investigadores verificaram que estes padrões de flutuação diferiam nos indivíduos que perdiam e ganhavam peso.
Os autores do estudo constataram que os participantes que perdiam peso tinham um padrão de compensação mais forte ou seja, após o fim-semana começavam logo a perder peso até a sexta-feira. Por outro lado, os que ganhavam peso apresentavam uma maior variabilidade entre os dias e não havia uma diminuição clara de peso durante os dias de semana. Em 59% dos casos, os participantes incluídos no grupo dos que perdiam peso atingiam, o seu peso máximo ao domingo e à segunda e atingiam o peso mínimo, em 60% dos casos, à sexta e ao sábado. No entanto, este tipo de padrão não foi observado nos indivíduos incluídos no grupo que aumentava de peso.
Os investigadores referem que, com base nestes resultados, as variações de peso que ocorrem entre os dias de semana e o fim de semana devem ser consideradas normais em vez de serem encaradas como ganho de peso. Durante o fim de semana as pessoas têm mais tempo para sair e comerem. Desta forma não é muito prejudicial cometer alguns exageros ao fim-de-semana, mas para perder peso é importante ter em atenção estes ritmos e tomar medidas para os contrariar logo após o fim de semana.
O estudo refere ainda que é mais fácil controlar o peso caso não se adote uma dieta muito rigorosa e que permita “pecar” de vez em quando.

 

ALERT Life Sciences Computing, S.A.