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3 jul 2015

Inatividade e redução de força muscular

Os jovens que ficam inativos ao longo de apenas duas semanas perdem cerca de um terço da sua força muscular, ficando parecidos com os indivíduos que têm entre 40 a 50 anos de idade, diz um estudo publicado no “Journal of Rehabilitation Medicine”.

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Neste estudo, os investigadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, decidiram avaliar o que acontecia aos músculos de indivíduos jovens e mais velhos se uma das suas pernas fosse imobilizada ao longo de duas semanas.

 

“Ter uma das pernas imobilizadas ao longo de duas semanas, levou os indivíduos mais jovens a perder um terço da força muscular e os mais velhos cerca de um quarto”, revelou, em comunicado de imprensa, um dos autores do estudo, Andreas Vigelsoe.

 

Com a idade, a massa muscular total diminui. Esta é a razão pela qual os homens mais jovens têm aproximadamente mais um quilograma de massa muscular em cada perna do que os homens mais velhos. O estudo apurou que, após duas semanas de imobilização, os homens mais novos perderam, em média, 485 gramas e os mais velhos 250 gramas.

 

Martin Gram, que também participou no estudo, explicou que quanto mais massa muscular se tem, mais se perde. O que significa que se um indivíduo que está em boa forma física fica inativo perde, ao longo do mesmo período de tempo, mais massa muscular do que outro que não esteja em boa forma física. Mas mesmo que os indivíduos mas velhos percam menos massa muscular comparativamente com os mais novos, esta perda é particularmente mais crítica pois tem um maior impacto na sua saúde e qualidade de vida.

 

Após duas semanas de imobilização, os participantes andaram de bicicleta três a quatro vezes por semana, ao longo de seis semanas. Contudo, a prática deste tipo de exercício não foi capaz de restabelecer a força muscular inicial. “O ciclismo é, no entanto, suficiente para a ajudar as pessoas a ganharem a massa muscular perdida e atingirem o mesmo nível de forma física. Para ganhar força muscular após um período de inatividade é necessário incluir treino de peso”, referiu, Andreas Vigelsoe.

 

“É interessante verificar que a inatividade causa uma perda de massa muscular tão rápida e que demora o triplo do tempo para ganhar a massa muscular perdida.”, conclui Andreas Vigelsoe.

 

ALERT Life Sciences Computing, S.A.