PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER CADASTRE-SE AQUI

CONTATO

31 3222.0259 mapa
Rua da Bahia, 1900, 4º andar, Lourdes - Belo Horizonte
31 3335.8560 mapa
Av Olegário Maciel, 1600. Lourdes Shopping Diamond Mall - Belo Horizonte
13 set 2013

Entorses de tornozelo

Como aliviar a dor e a inflamação provocadas por esta lesão nos ligamentos

Uma entorse é uma lesão que produz a rotura, distensão ou alongamento excessivo de um ligamento, isto é, da banda de tecido elástico que une as extremida­des ósseas numa articulação.

Pode ser leve ou moderada, dependendo do factor que a causou. Nas entorses leves, o liga­mento distende-se, enquanto nas entorses graves pode romper-se.

A entorse ocorre devido a um movimento brusco, queda, golpe ou a uma torção da articulação, que a faz ultrapassar a sua amplitude normal. Em entorses leves, os sintomas são a inflamação e dor, havendo um movimento normal da

arti­culação. Em entorses graves, para além da inflamação e dor, o movimento da articulação é anormalmente amplo e solto.

Tratamento

Para as entor­ses leves, basta imobilizar a zona com uma tala ou uma faixa compressiva. As entorses graves podem necessitar de cirurgia para reparar o ligamento ou substituí-lo por um artificial. De seguida, é preciso fazer fisioterapia. Depois de uma entorse grave é necessária uma reabilitação física com três objetivos:

– Reeducar a zona lesionada para recu­perar a mobilidade

– Reduzir a inflamação

– Fortalecer os músculos da articulação

Recuperação

É necessário repousar e manter a zona elevada. As entorses costumam curar-se em duas ou três semanas. As graves podem precisar até oito semanas. Para poder voltar a praticar desporto, não deve existir nem dor nem inflamação na zona afetada.

Fonte: SAPO SAÚDE