PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER CADASTRE-SE AQUI

CONTATO

(31) 3222-0259 WhatsApp (31) 99779-0727 mapa
Rua da Bahia, 1900, 4º andar, Lourdes, Belo Horizonte
WhatsApp (31) 98472-9814 mapa
Rua Desembargador Jorge Fontana, 428, 5º andar, Belvedere, Belo Horizonte
16 jun 2013

Lesões no tendão de aquiles são mais comuns em atletas do sexo masculino

Atletas do sexo masculino são o grupo com maior probabilidade de lesionar seu tendão de Aquiles, de acordo com um novo estudo publicado na edição de abril 2013 do jornal SAGE – Pé e Tornozelo Internacional (FAI). A atividade com maior probabilidade de causar este tipo de lesão é o basquete, e os jogadores da NBA, como Kobe Bryant, tem sido notícia nos últimos tempos por este tipo de lesão.

Drs. Steven Raikin, David Garras e Philip Krapchev revisaram em uma clínica, 406 registros de pacientes diagnosticados com lesões do tendão de Aquiles de agosto de 2000 a dezembro de 2010. A idade média dos pacientes foi de 46 anos de idade, 83% dos pacientes eram do sexo masculino e a prática de atividade esportiva foi responsável ​​por 68% das rupturas.

Os esportes mais comuns envolvidos foram: basquete (32% de todas as rupturas), tênis (9%) e futebol (8%). Entre os pacientes com menos de 55 anos de idade, 77% das rupturas ocorreram durante a prática desportiva, em comparação a 42% dos pacientes com 55 anos ou mais.

Os pacientes mais velhos e aqueles cujo IMC (índice de massa corporal) foi maior do que 30, parecem serem mais propensos às lesões não relacionadas ao esportes. Um número superior a um terço do total das rupturas de tendão não causadas por esportes ocorreu no trabalho.

“O diagnóstico e tratamento tardio foram considerados os responsáveis pelos resultados mais pobres”, diz Steven Raikin, MD, membro do Instituto Rothman em Philadelphia, PA e American Orthopaedic Foot & Ankle Society (AOFAS).

Re-ruptura do tendão estava presente em 5% do grupo, e 6% da população do estudo tinha histórico de ruptura anterior contralateral. Este estudo confirmou descobertas anteriores de que a ruptura do tendão de Aquiles em uma perna aumenta a probabilidade de uma ruptura no lado oposto.

Fonte: Medical News Today