PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER CADASTRE-SE AQUI

CONTATO

31 3222.0259 mapa
Rua da Bahia, 1900, 4º andar, Lourdes - Belo Horizonte
31 3335.8560 mapa
Av Olegário Maciel, 1600. Lourdes Shopping Diamond Mall - Belo Horizonte
20 nov 2013

Cessação do tabagismo e melhora de pacientes com dor na coluna

Fumar é um conhecido fator de risco para dor nas costas e hérnia de disco. Em um novo estudo apresentado na Reunião Anual de 2013 da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS), pesquisadores analisaram as taxas de cessação do tabagismo e dor relacionada em 6.779 pacientes submetidos a tratamento para problemas de coluna com dor axial severa (na coluna vertebral) ou dor de origem radicular (na perna). Informações sobre a idade de cada paciente, sexo, peso, tabagismo, avaliação de características da dor, tipo de tratamento e depressão associada, também foram avaliadas.

No geral, 8,9% dos pacientes com mais de 55 anos de idade fumavam em comparação com 23,9% das pessoas com 55 anos e mais jovens. Vinte e cinco por cento dos pacientes com mais de 55 anos de idade tinha parado de fumar, assim como 26,1% das pessoas com menos de 55 anos de idade.

Fumantes atuais em ambos os grupos etários relataram mais dor do que aqueles que nunca fumaram. A média de melhora da dor relatada ao longo do tratamento foi significativamente diferente entre os não fumantes e fumantes atuais em ambos os grupos etários.

Aqueles que deixaram de fumar durante o estudo, relataram melhora maior dor do que aqueles que continuaram a fumar. Aqueles que continuaram fumando durante o tratamento não tiveram melhora clinicamente significativa na dor relatada, independentemente da idade.

Fonte: Medical News Today