PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER CADASTRE-SE AQUI

CONTATO

31 3222.0259 mapa
Rua da Bahia, 1900, 4º andar, Lourdes - Belo Horizonte
31 3335.8560 mapa
Av Olegário Maciel, 1600. Lourdes Shopping Diamond Mall - Belo Horizonte
26 abr 2016

O que desencadeia dor lombar?

Existem uma série de pesquisas sobre o que coloca os homens em maior risco de problemas nas costas em comparação com as mulheres. Entretanto se conhece pouco sobre o que exatamente desencadeia uma crise de dor nas costas. Um novo estudo publicado em março de 2015 na revista Arthritis Care e Reserach ajuda a preencher essa lacuna.

O estudo envolveu 1.000 pessoas com lombalgia que foram para 300 clínicas diferentes na Austrália. Os pesquisadores entrevistaram cuidadosamente os participantes com o objetivo de descobrir quando a dor nas costas começou e suas possíveis causas. Não surpreendentemente, os fatores físicos, como transporte de cargas pesadas ou de elevação de cargas em uma posição desconfortável foram intimamente ligada ao início da dor nas costas. Estar cansado, fadigado ou distraído que hipoteticamente poderia levar a acidentes que pudessem provocar lombalgia também figuraram no topo da lista. A atividade sexual e consumo de álcool não eram fortes causas nesse grupo de pessoas que sofrem de dor nas costas.

O estudo enfatiza que a dor não vem do nada. Identificar suas causas  e tentar evitá-las no futuro, pode ser útil. Outras pesquisas mostram consistentemente que uma vez instalada a lombalgia recorrente, o exercício físico diário ajuda a reduzir a frequência das crises. E quando você tem dor nas costas, é melhor continuar fazendo suas atividades diárias habituais, tanto quanto possível, até a melhora dos sintomas